Cooperativas

 

Mulheres Empreendedoras de Porto Novo

 

A Cooperativa Mulheres Empreendedoras de Porto Novo foi criada a 10 de Agosto de 2016, com o objectivo a redução da pobreza, com vista à inclusão e desenvolvimento comunitário sustentável, mais especificamente através da produção e da venda de roupas, acessórios e produtos de decoração com aplicação de pano de terra.
Encontra-se situada na ilha de Santo Antão mais precisamente no concelho do Porto Novo com sede na OMCV, na zona de Bairro.
A Cooperativa é constituída por 20 mulheres, a maioria são mães chefes de família, algumas assalariadas, enquanto outras veem nela uma oportunidade de emprego.

 

Contacto: 9963831

Atividades: Costura com aplicação de Pano de Terra e Tecelagem

Localização: Santo Antão – Sede da OMCV em Porto Novo

 

 

Mulheres Artesãs de Porto Novo

 

Criada a 10 de Agosto de 2016, a Cooperativa Mulheres Artesãs tem como objetivo garantir um meio de subsistência a 8 mulheres chefes de família através da produção e da venda de produtos de cerâmica. A Cooperativa produz peças decorativas e que retratam a realidade de Santo Antão. Encontra-se situada no concelho do Porto Novo, na ilha de Santo Antão.

 

Contacto: 9767107

Atividades: Produção de Cerâmica

Localização: Santo Antão – Sede de OMCV em Porto Novo

 

 

Arte e Cerâmica

 

A Cooperativa Arte e Cerâmica situada em Fonte Lima, concelho de Santa Catarina é formada por 7 mulheres com vasta experiência na produção de Cerâmica e cujos conhecimentos tem passado de geração em geração. Essas mulheres começaram a produzir peças de Cerâmica enquanto peças utilitárias, de utilização doméstica e atualmente produzem também peças decorativas.

 

Contacto: 9914330

Atividades: Produção de Cerâmica

Localização: Santiago – Fonte Lima em Santa Catarina

 

 

Ponto de Encontro

 

Localizada na zono de Trás-os-Montes, no concelho de Tarrafal de Santiago, a cooperativa produz peças de cerâmica tradicional e contemporânea garantindo meios de sobrevivência a muitas mulheres chefes de família. È uma cooperativa onde se encontram mulheres mais velhas e com mais experiência a passar os seus conhecimentos aos mais novos, garantindo assim que a tradição não desaparece com o passar dos tempos.

 

Contacto: 9225659

Atividades: Produção de Cerâmica

Localização: Santiago – Trás aos Montes em Tarrafal

 

 

Mulheres do Vulcão

 

Criada após a erupção vulcânica de Novembro de 2014, pelas desalojadas de Chã das Caldeiras, alojadas temporariamente no Concelho dos Mosteiros, ilha do Fogo. Situada numa ilha que tem a sua especificidade no fato de possuir o único vulcão activo no país, sempre foi muito procurado por turistas. Aproveitando dessa oportunidade mulheres chefes de família vem moldando as pedras vulcânicas e transformando-as em peças decorativas representativas da natureza e da realidade cabo-verdianas.

 

Contacto: 5923333

Atividades: Moldagem de Pedras Vulcânicas

Localização: Fogo – Mosteiros

 

 

Remanescente do Vulcão

 

Situada na localidade de Achada Furna, no concelho de Santa Catarina do Fogo, a cooperativa tem como objetivo garantir uma fonte de rendimento através da moldagem de pedras vulcânicas em peças decorativas e de souvenirs a um grupo de mulheres que se tornaram vulneráveis após a erupção vulcânica de Novembro de 2014. Após terem perdido uma parte das suas fontes de rendimento, investiram no artesanato trabalhando em cooperativa como forma de produzir em quantidades suficientes para que possam alcançar outros mercados.

 

Contacto: 9127092, 5838268

Atividades: Moldagem de Pedras Vulcânicas

Localização: Fogo – Achada Furna em Santa Catarina

 

 

Panu di Tera Nós Tradiçon

 

A Cooperativa se situa em Trás-os-Montes, concelho de Tarrafal. As mulheres da cooperativa se organizaram como tal para rentabilizar a produção do pano de terra, um tecido tradicional cabo-verdiano, feito em teares manuais e com grande valor simbólico. Essas mulheres sãos das poucas que trabalham uma arte que tradicionalmente os mestres são do sexo masculino.

 

Contacto: 9193768

Atividades: Tecelagem

Localização: Santiago – Trás Aos Montes em Tarrafal

 

 

Arte e Costura

 

As mulheres que são membros da cooperativa, com níveis variados a nível de capacidade produtiva, notaram uma lacuna no mercado do concelho de São Domingos, onde residem e se situa a cooperativa, a nível da existência de ateliês de costura e de panos de terra. Tendo em conta esse fato organizaram-se para tirar proveito dessa lacuna produzindo panos de terra e peças com aplicação de pano de terra.

 

Contacto: 9206085

Atividades: Costura com aplicação de Pano de Terra e Tecelagem

Localização: Santiago – Sede da OMCV em São Domingos

 

 

Artesões de Ribeira Grande

 

Situada no concelho de Ribeira Grande de Santo Antão, a cooperativa surgiu com o objetivo de colocar no mercado produtos de costura e de decoração de lar inovadores, refletindo sempre a tradição cabo-verdiana no geral e da ilha em particular.

 

Contacto: 9745805

Atividades: Costura com aplicação de Panu di Tera

Localização: Santo Antão – Sede de OMCV em Ribeira Grande

 

 

Sulada

 

A cooperativa Sulada foi criada em Maio de 2013, como alternativa à apanha da areia praticada pelas mulheres da Freguesia de São João Baptista. A Cooperativa fica situada na localidade de Gouveia, concelho de Ribeira Grande de Santiago e tem como objetivos principais a melhoria das condições de vida dos seus membros e também da própria comunidade. Os 26 membros que compõem esta cooperativa, carregam sobre si a responsabilidade e o espírito de bem servir tanto aos amantes nacionais de artes, bem como lembranças para aqueles que nos visitam. A motivação da cooperativa é a satisfação global, fazer da cooperativa uma referência nacional proporcionando qualidade aos produtos da cooperativa.

 

Contacto: 9322746

Atividades: Costura com aplicação de Panu di Tera e Tecelagem

Localização: Santiago – Gouveia em Ribeira Grande

(+238) 959 29 93
mcv@maosdecaboverde.com
Plateau, Rua Andrade Corvo nº 21 CP nº 213